top of page

Sistema Nervoso 

O Sistema Nervoso é uma rede muito organizada de dois tipos de célula – bilhões de neurônios e neuróglia. As estruturas que formam o Sistema Nervoso incluem encéfalo, nervos cranianos e seus ramos, medula espinal, nervos espinais e seus ramos, gânglios, plexos entéricos e receptores sensoriais. Anatomicamente o Sistema Nervoso pode divido em dois intimamente conectados: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).

  • Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo e medula espinal. O encéfalo é envolvido e protegido pelo crânio e contêm aproximadamente 100 bilhões de neurônios. A medula espinal está envolvida e protegida pelos ossos da coluna vertebral, no canal vertebral, com aproximadamente 100 milhões de neurônios. O encéfalo e a medula espinal são contínuos através do forame magno do occipital. O SNC processa a entrada de muitos tipos diferentes de informações sensoriais, sendo também fonte de pensamentos, emoções e memórias.

  • Sistema Nervoso Periférico é composto de todas as estruturas nervosas fora da parte central, como os nervos cranianos e seus ramos, os nervos espinais e seus ramos, os gânglios, os plexos entéricos e receptores sensoriais. Estas estruturas ligam todas as partes do corpo ao SNC.

Visão Geral do Sistema Nervoso

Encéfalo

Localizado na cavidade craniana é formado pelo: cérebro (superior e de maior volume) formado por duas regiões: O DIENCÉFALO, a parte do cérebro mais antiga, profunda, acima do tronco encefálico. É dividido em tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo. Possui diversas funções neuroendócrinas, como regulação do equilíbrio hídrico e eletrolítico, regulação da pressão arterial, regulação da saciedade e sede, entre outros. O TELENCÉFALO é a porção mais volumosa do cérebro e contém o córtex cerebral onde estão os corpos dos neurônios responsáveis pela percepção consciente e de várias sensações somestésicas, visuais, auditivas etc, bem como o planejamento e execução de movimentos e outros comportamentos. Também é formado pelo tronco encefálico (contínuo com a medula espinal) e pelo cerebelo (posterior e inferior à base do cérebro).

Telencéfalo

0 telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena parte mediana situada na porção anterior do III ventriculo. Os dois hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, o corpo caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios. Os hemisférios cerebrais possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que comunicam com o III ventrículo pelos forames interventriculares. 
Cada hemisfério possui três pólos: frontal, occipital e temporal; e três faces: face superolateral, convexa; face medial, plana, e face inferior, ou base do cérebro, muito irregular, repousando anteriormente nos andares anterior e médio da base do crânio e posteriormente na tenda do cerebelo.

Face Superolateral

Face Medial

Face Inferior

A face superolateral é a maior das faces cerebrais, relacionando-se com todos os ossos que formam a abóbada craniana. Nela estão representados cinco lobos cerebrais. A superfície do cérebro apresenta depressões denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvoluções cerebrais. A existência dos sulcos permite
considerável aumento de superfície sem grande aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois terços da área ocupada pelo córtex cerebral estão "escondidos" nos sulcos. Em cada hemisfério cerebral, os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral e o sulco central.

Os sulcos cerebrais ajudam a delimitar os lobos cerebrais. Os lobos cerebrais recebem sua denominação de acordo com os ossos do crânio, com os quais se relacionam. Assim, temos os lobos frontal, temporal, parietal e occipital. Além destes, existe um quinto lobo, a insula, situado profundamente no sulco lateral e que não tem, por conseguinte, relação imediata com os ossos do crânio

Sulcos primários do córtex cerebral - limitantes (Sobotta)

Para se visualizar completamente a face medial, é necessário que o cérebro seja seccionado no plano sagital mediano, o que expõe o diencéfalo e algumas formações telencefálicas inter-hemisféricas como o corpo caloso, o fórnix e o septo pelúcido.

Sulcos primários do córtex cerebral - limitantes

A face inferior ou base do hemisfério cerebral pode ser dividida em duas partes: uma pertence ao lobo frontal e repousa sobre a fossa anterior do crânio; a outra, muito maior, pertence quase toda ao lobo temporal e repousa sobre a fossa média do crânio e a tenda do cerebelo.

bottom of page